lunes, 22 de noviembre de 2010

Brasil e Espanha querem reforçar parcerias ambientais

A boa vontade em cooperar em projetos de meio ambiente foi a tônica na fala de autoridades que fizeram a abertura do Congresso Nacional do Meio Ambiente (Conama 10), realizada hoje pela manhã no Palácio Municipal de Congressos de Madri, na Espanha. "O Brasil tem feito um grande esforço para compatibilizar o desenvolvimento e a geração de emprego e renda com a proteção do meio ambiente. É uma visão que temos em comum com a Espanha. Os dois países têm defendido posições semelhantes nos fóruns internacionais que tratam da temática ambiental", afirmou o diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, que lidera a missão brasileira em Madri.

Nelton Friedrich (Itaipú Binacional), José Juan Díaz Trillo (Junta de Andalucía), Ana Botella (Ayto. de Madrid), Jorge Samek (Itaipú Binacional), Rosa Aguilar (ministra de Medio Ambiente de España), Ana Isabel Mariño (Comunidad de Madrid), José Machado (viceministro de Medio Ambiente de Brasil), Gonzalo Echagüe (Fundación Conama) y Rasca Rodrigues (diputado electo por Paraná)


A ministra do Meio Ambiente da Espanha, Rosa Aguilar, além de enfatizar o grande potencial de parcerias entre os dois países, ressaltou a necessidade de gerar empregos verdes, considerando a grave crise econômica por que passa a Europa – a Espanha, por exemplo, registra uma taxa de desemprego de 20%.

"Este é um momento que não podemos deixar passar, que é a de demonstrar a complementariedade e a sinergia entre as políticas econômicas e ambientais. Precisamos desenvolver um novo modelo, com novas tecnologias que contribuam na luta contra as mudanças climáticas", afirmou Rosa.

O Brasil participa como nação convidada – fato até então inédito nas edições anteriores do Conama. O Fórum Hispano-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável corre paralelamente à programação do congresso, tendo como temas as principais áreas com potencial de cooperação entre os dois países: energia, água e responsabilidade socioambiental. Além do Fórum, a presença brasileira se dá pelo estande que está coletando opiniões dos participantes sobre os temas que eles gostariam de ver abordados durante a nova Cúpula da Terra, a Rio+20, que será realizada em 2012.

Atualmente, Brasil e Espanha já cooperam em projetos de gestão da agua em períodos de escassez, na gestão de áreas costeiras e na prevenção de acidentes na exploração de petróleo no mar. "A tendência é aumentarmos essa cooperação em temas como áreas de preservação e biodiversidade, entre outros", afirmou o secretário nacional de Recursos Hídricos do Brasil, José Machado.

No hay comentarios:

Publicar un comentario