martes, 23 de noviembre de 2010

"No existe nada menos sostenible que el subdesarrollo"

El primero de los encuentros del Foro Hispano Brasileño estuvo centrado en las sinergias entre ambos países y los modelos de 'desarrollo sostenible' puestos en marcha en Brasil. Precisamente el vicecónsul honorario de Brasil en Sevilla, Eduardo Soria, apuntó que el gigante latinoamericano es un "hito en la sostenibilidad mundial" por políticas como la mejora de las condiciones de vida de 23 millones de brasileños en los últimos diez años.


Entre esas políticas del Gobierno de Lula, el secretario de Asuntos Comerciales de la Embajada, Claudio Garón, destacó los planes de inversiones para la aceleración del crecimiento (PAC) -"que continuarán con el Gobierno de Dilma"- y afirmó ante los asistentes que "no existe nada menos sostenible que el subdesarrollo". Desde el otro lado del Atlántico, la secretaria de Estado de Comercio Exterior de España (SECEX), María Rodríguez de la Rua, enfatizó que actualmente Brasil es un socio estratégico y apuntó que actualmente las inversiones en ese país representan el 33% del total de toda Latinoamérica.

Los sectores más estratégicos, según Rodríguez de la Rua son las infraestructuras, energía, medio ambiente y bienes de consumo, aprovechando el constante crecimiento de la clase media brasileña. Precisamente durante la ponencia Isabel Ariza, directora internacional de la empresa Volconsa, presentó al auditorio las actuaciones que se están desarrollando en la ciudad de Salvador (Estado de Bahía).

Aquí puedes consultar las presentaciones de María Rodríguez de la Rua [pdf: 982kb] | Claudio Garón [pdf: 5,09Mb] | Isabel Ariza [pdf: 2,6Mb]

Lee en portugués Brasil, uma oportunidade para o negócio sustentável


Brasil, uma oportunidade para o negócio sustentável

Composta por especialistas nas áreas de políticas exteriores e comércio exterior do Brasil e da Espanha, representando associações de empresas que atuam no Brasil. Este encontro abordou muitos dados e argumentos que justificam o "negócio sustentável" no Brasil, abordou também algumas maneiras de fazê-lo, bem como as principais linhas para futuros investimentos neste país, baseado em suas políticas de crescimento e principais demandas. Finalizou com o estudo de caso de uma empresa espanhola com atuação direta no Brasil, o que foi a aplicação concreta dos conhecimentos oriundos das apresentações anteriores.

O moderador da mesa, Eduardo Soria, Vice Cônsul Honorário do Brasil em Sevilla, fez uma breve introdução sobre o tema, ressaltando que o Brasil atua hoje como um dos principais países do mundo a fomentar o desenvolvimento sustentável em seus três pilares: ambiental, econômico e social. Ressaltou também, que uma das principais conquistas alcançadas pelo Governo do Presidente Lula, foi melhorar a condição de vida de aproximadamente 23 milhões de brasileiros que se encontravam na extrema pobreza, em um período de 10 anos. Exemplos como este, segundo Eduardo Soria, fazem com que o Brasil seja reconhecido hoje como um "marco na sustentabilidade mundial".
Isabel Ariza, directora internacional de la empresa Volconsa

Em seguida, a Secretária de Estado e do Comércio Exterior da España (SECEX) e Sub Diretora Geral de Política Comercial com Ibero América, Sra María Rodriguez de la Rua, enfatizou que atualmente o Brasil é considerado como um sócio estratégico para Espanha por muitos fatores, entre eles a estabilidade política, a alta segurança jurídica, a boa imagem que a Espanha possuí no Brasil, entre outros, motivos estes que colocam o Brasil na mira dos "negócios sustentáveis". Hoje em dia os investimentos espanhóis no Brasil correspondem a 33% do que é investido em toda a América Latina. Os setores mais estratégicos para o investimento no Brasil estão principalmente baseados em infra-estrutura, energia, meio ambiente e bens de consumo em geral, aproveitando o constante crescimento da classe média brasileira e consequentemente seu proporcional potencial de consumo. Ressaltou ainda, que existem grandes possibilidades de acordo entre a União Européia e o Mercosul. Finalizando, a Sra María Rodriguez salientou que o SECEX busca, em suas ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, integrar as mudanças climáticas como tema transversal dentro de suas principais atividades.

O Secretário de Assuntos Comerciais da Embaixada do Brasil na Espanha, Sr Cládio Garón, impressionou os ouvintes da plateia com dados atuais do "gigante sul-americano". Em uma palestra muito didática e com muita informação técnica e política, abordou desde os principais aspectos, sociais, econômicos e ambientais do país, até os planos de investimentos para a aceleração do crescimento (PAC) para o próximo Governo. Cláudio Garón afirmou ainda que "não existe nada menos sustentável que o subdesenvolvimento" e que, considerando as atuais características econômicas e ambientais o Brasil hoje "é o foco das atenções mundiais".

Finalizando as apresentações, a Sra Isabel Ariza Crespo, diretora internacional da empresa Volconsa e representante da Câmara de Comércio Brasil-Espanha, comentou sobre as atuações de sua empresa na cidade de Salvador, Estado da Bahía. Esta palestra mostrou aplicações práticas das informações e dados mostrados nas palestras anteriores, baseadas em projetos da empresa, corroborando, em grande parte, com as afirmações colocadas pelos palestrantes com respeito à estabilidade econômica e oportunidade para negócios sustentáveis no Brasil.

Alexandre Lorenzetto
Biólogo MSc.

No hay comentarios:

Publicar un comentario